Sol, calor, altas temperaturas, enfim: chegou o verão e a vontade de passear na companhia do seu pet é (ainda) maior.
No entanto, tal como é crucial termos cuidados com a nossa saúde, a preocupação com a saúde dos nossos animais de estimação não deve ser menor. E, para este último caso, partilhamos consigo 5 cuidados a ter com o seu pet, essenciais para que este tenha um verão saudável e feliz.
1. Atenção aos horários do passeio
Deve sempre evitar passear com o seu pet nas horas mais quentes do dia. Motivo? A possibilidade de gerar lesões nas patas e na pele do seu animal.
Desta forma, é preferível optar pelas fases em que o calor é mais baixo e de menor intensidade solar, tais como antes das 10 da manhã e depois das 16h.
Se possível, escolher a relva em detrimento do asfalto, visto que este último retém mais calor, magoando assim as patas do seu animal. Opte por parques e praias pet-friendly: são sempre uma ótima solução para passear com o seu animal de estimação.

2. Máxima atenção a insetos e parasitas
Antes de mais, é sabido que as altas temperaturas proporcionam a proliferação de moscas, pulgas, mosquitos, carraças, entre outros. Assim, um excelente método para ajudar na visualização de parasitas é manter aparado o pelo do seu patudo. Este serve de escudo dos raios solares e protege a pele dos pets. Os mosquitos, por exemplo, atacam imenso cães e gatos, podendo transmitir doenças, tais como a Leishmaniose.
Nas regiões sem pelo (ponta do nariz, abdómen, orelha…), as picadas desses insetos normalmente deixam marcas, que são intensamente coçadas pelos patudos.
Consequentemente, para a prevenção de todos estes problemas deve haver um denominador comum: o seu veterinário. É com ele que é fundamental conversar com regularidade, seja para realizar exames ou para regular as doses de produtos a utilizar. E até para definir a regularidade de banhos, que também ajudam no combate contra estas ameaças.
Por fim, durante todo o processo, é muito importante utilizar os melhores produtos para manter o seu pet protegido.
3. Água fresca e sem limites
Por toda a sua casa, distribua taças e demais recipientes com água fresca e limpa. Desta forma, o seu pet irá beber com maior frequência, o que irá ajudar a mantê-lo hidratado.
Truque: utilize vários cubos de gelo, para ajudar a manter a frescura da água por mais tempo.
Não se esqueça de mudar a água do seu patudo regularmente, ou opte por fontes automáticas. Além de dispensarem a necessidade de reposição diária, incentivam o seu animal a hidratar-se mais frequentemente, pois graças à circulação constante e filtragem, mantêm a água limpa e fresca. Beber bastante água ajuda a garantir a função renal adequada, ajudando a prevenir a formação de cristais que levam a doenças urinárias.
4. Banhos e pelo aparado
Atenção: os cães não devem tomar banho todas as semanas. Este processo ajuda a tirar gordura saudável da pele, que trabalha como um reforço da derme.
É preciso ter também atenção à secagem, visto que a humidade dos pelos pode provocar o aparecimento de…parasitas!
Claro está que, se utilizar um secador, deve ter em atenção a distância entre este e o pelo do seu animal, visto que pode provocar queimaduras.
Aparar o pelo do seu pet é igualmente uma boa alternativa: quando aplicada no caso dos cães de pelo longo, ajuda na diminuição do calor.
5. Proporcione ao seu pet um espaço refrescante
Sobretudo no verão, é crucial que o seu lar seja um espaço fresco, para que o seu pet se sinta bem. Para tal, entre as melhores opções, estão os tapetes refrescantes, excelentes para o seu pet combater o calor e desfrutar de um belo dia de verão. Existem vários tamanhos, e são fáceis de armazenar.
E, como é evidente, as piscinas – ótimas para refrescar e, claro, para proporcionar a melhor diversão ao seu patudo. Complemente a diversão com alguns brinquedos próprios para esta estação.
