Petoutlet

Amorosos, dóceis e de confiança, os coelhos são dos animais mais populares do planeta. São também sociais e, comprar e manter um é bastante acessível. No entanto, como com qualquer outro animal de estimação, nada é perfeito, havendo a necessidade de se informar sobre o animal e seus cuidados antes de assumir esta responsabilidade.
Como tal, confira algumas dicas que deve ter em conta antes de adquirir um e saiba como agir para corresponder às necessidades do seu novo amigo.

Será o coelho o animal de estimação indicado para si?

Com os aspetos positivos que foram referidos no início em relação aos coelhos, é normal pensar que não hesitaria antes de adotar ou comprar um. Porém, em termos de cuidados, não diferem de outras espécies, como por exemplo: a gaiola tem que ser limpa, comida fresca e água serão sempre requisitadas pelo animal, e a sua habitação deverá estar sempre impecável.
Terá que ter também disponibilidade para oferecer ao coelho uma vida confortável, eles que têm uma esperança média de vida alta. É obrigatório averiguar se o seu espaço é suficientemente amplo (jardim ou apartamento) e se algum membro da sua família é alérgico ao pelo animal. Quando se ausentar, quem ficará a tomar conta do seu amigo de orelhas compridas?
Terá que responder a várias questões para concluir se está pronto para esta nova fase. Seguidamente, conheça mais alguns pontos a considerar.

Conheça bem as necessidades particulares dos coelhos

As necessidades de um coelho não são muito vastas, porém, devido à forma pouco apropriada com que são mantidos por muitas pessoas, estas não são, muitas vezes, satisfeitas. Isto é, muitos destes animais são mantidos em gaiolas pequenas e não têm contacto com animais da mesma espécie, saíndo pouco desse espaço.
Tais necessidades não devem ser ignoradas, mesmo que os coelhos não o demonstrem. Assim, se possível, não mantenha o seu coelho sozinho: se está interessado em adquirir um destes animais, esteja ciente de que o ideal é comprar pelo menos dois.
Se puder, opte por ter um casal, sendo que o macho deve ser castrado, visto que as fêmeas podem ter entre cinco a dez crias por ano. Desta forma, ficaria reduzido o risco de guerras territoriais e de estatuto, habituais em ambientes com diversos machos.

De que se alimentam os coelhos?

Por terem músculos gastrointestinais fracos, os coelhos fazem a digestão comendo constantemente. O processo não podia ser mais simples: a nova comida empurra a comida já presente no organismo do animal. 
Convém ter sempre feno disponível num dispensador apropriado. Além disso, ração, vegetais e frutos frescos são fulcrais para a sua alimentação. 
Ou seja, o que importa é que o coelho se alimente de forma variada e absorva as quantidades de fibra necessárias. Não esquecer que, sendo um animal cujos dentes estão em constante crescimento, estes precisam de ser desgastados de forma natural. Como tal, dê ao seu coelho raízes, ramos ou pedaços de casca para este roer.
Se o animal tiver excesso de peso, consulte o seu médico veterinário acerca das mudanças nutricionais que podem ser feitas.

Um coelho precisa de atividade constante

Sejam adultos ou bebés, todos os coelhos precisam de espaço e de sair da sua habitação. Em ambiente selvagem os coelhos correm, cavam e fazem muitas mais atividades. No caso dos coelhos domésticos, tal não é possível, mas os donos podem fazer um esforço por satisfazer este instinto natural. 
Se tiver um recinto exterior com as maiores dimensões possíveis, tanto melhor. Por outro lado, um recinto interior estruturado irá possibilitar várias brincadeiras, combinado com saídas regulares da gaiola, imprescindíveis para o coelho.
De realçar que estes animais também podem viver todo o ano no exterior, desde que haja uma zona de retiro abrigada, onde se possam refugiar do clima menos favorável – muito frio ou muito calor.
No caso de possuir jardim exterior na sua propriedade, uma casinha de madeira ou um tronco oco de uma árvore servem perfeitamente. É importante cercar bem, para que o seu animal fique seguro e protegido. A área cercada, se tiver seis metros quadrados, é suficiente para que o seu coelho tenha liberdade para gastar as suas energias. A cerca deve estar fixada o mais fundo possível no chão e é igualmente importante ter um telhado ou uma grade para proteger o coelho contra gatos ou outros animais potencialmente perigosos.
Acima de tudo, certifique-se de que o animal pode sair da gaiola algumas horas por dia.

Crie esconderijos e uma área de segurança 

Evite que os coelhos se enfiem debaixo de tapetes, ou por entre cabos, tomadas ou plantas de interior. A área de segurança irá permitir que não tenha que estar sempre a olhar pelo animal. Por outro lado, é ótimo criar esconderijos e sítios para o seu coelho ocupar, tais como tocas e passagens feitas com vasos, troncos ocos, tubos, raízes e casinhas para dormir. O ideal será dispor tudo isto em vários níveis, tudo ligado por rampas.

Cuide da saúde do seu coelho

O já referido e sensível sistema digestivo destes animais está relacionado com a maioria das suas doenças. Uma alimentação inadequada e problemas dentários também. A falta de desgaste dos dentes, em rápido crescimento, ou o facto de estes terem nascido tortos, são aspetos a falar imediatamente com o veterinário. 
Para detetar problemas o mais cedo possível é importante fazer check-ups regulares aos dentes e estar atento a comportamentos alimentares dos animais e respetiva digestão. Também exames de rotina no veterinário, e a toma das vacinas recomendadas, são essenciais para manter o seu coelho saudável.

Além de boas razões para ter um coelho, a escolha é imensa!

Existem dezenas de raças de coelhos reconhecidas em todo o mundo. A sua personalidade sociável e afável, a sua energia inesgotável e outras particularidades fazem deste um dos animais de estimação mais adorados do mundo.
De que mais razões precisa para embarcar nesta nova aventura com amigos de orelhas compridas?

Selecione os campos visíveis. Os outros ficarão escondidos. Arraste e solte para reorganizar a ordem.
  • Imagem
  • REF
  • Pontuação
  • Preço
  • Stock
  • Disponibilidade
  • Adicionar ao carrinho
  • Descrição
  • Conteudo
  • Peso
  • Dimensões
  • Informação adicional
  • Attributes
  • Atributos personalizados
  • Campos personalizados
Clique fora para ocultar a barra de comparação
Comparar
Lista de Desejos 0
Abrir Lista de desejos Continuar a comprar